Sobre Nós​

Grupo de Estudos sobre Direito, Inovação e Desenvolvimento

O que somos

O GEDID é um grupo de estudos e pesquisa vinculado ao curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão que tem por objetivo analisar criticamente a relação do direito com a economia, tecnologia e tributação.

Aprendendo algo novo todos os dias

Vivemos em uma sociedade de alta complexidade que requer um constante aprendizado para melhor compreender como podemos nos portar frente aos desafios que nos são impostos todos os dias.

Fabiano Ferreira Lopes
Coordenador
Nossa Visão

Quem Somos Nós

“É impossível para um homem aprender o que ele acha que já sabe.”​ (Epitetus)

Nosso grupo se dedica ao estudo aprofundado de fenômenos sociais sob a perspectiva de três linhas de pesquisa distintas, mas complementares.

O GEDID composto por pesquisadores docentes e discentes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão, que compartilham o compromisso de aprender e explorar novos horizontes de conhecimento.
Acreditamos firmemente na ideia expressa por Epitetus: “É impossível para um homem aprender o que ele acha que já sabe.” Portanto, estamos sempre abertos ao diálogo, à reflexão e ao questionamento, buscando constantemente ampliar nossos horizontes.

Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e aprendizado. Explore nossos estudos, participe de nossos eventos e faça parte de uma comunidade acadêmica dedicada ao avanço do conhecimento e à promoção do desenvolvimento social e econômico.

Pesquisadores Docentes

Designation

Click here to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Linhas de Pesquisa

Quais são nossa linhas de pesquisa?

Os estudos e pesquisas do GEDID são estruturados em 3 linhas de pesquisa.

Direito Econômico, Tributação e Análise Econômica do Direito

Abordagem interdisciplinar entre direito, economia e tributação em temas sociais relevantes.

Inovação, Tecnologia e Direito

Análise de temas que envolvem inovação tecnológica e os impactos do direito nestas relações, levando em consideração os aspectos econômicos e sociais.

Tributação

Estudos voltados à subsunção de fatos sociais à hipóteses de incidência tributária.

01.

Experiência

O GEDID dá aos participantes uma experiência integrada entre ensino, pesquisa e extensão aos seus participantes.

02.

Aperfeiçoamento

Abordando temas atuais e relevantes de forma interdisciplinar, o GEDID possibilita aperfeiçoamento pessoal e profissional aos seus participantes.

03.

Certificação

Como atividade regular da Universidade Federal do Maranhão, os participantes do GEDID, uma vez cumprido os requisitos, obtêm a certificação.

Participe do GEDID

Aperfeiçoe a sua compreensão sobre Direito, Inovação e Desenvolvimento